quinta-feira, 24 de junho de 2010

Programa Intel Educar

Trabalhando à distância: Refletindo sobre o Módulo 2

Reflita sobre as atividades, habilidades e abordagens estudadas neste módulo e faça o seu comentário.

1. Como você pode utilizar tecnologia como a dos computadores para se comunicar,solucionar dificuldades e para reunir, organizar e compartilhar informações em sua sala de aula?

19 comentários:

Valeria disse...

Através de redes sociais como blogs, sites, webquest e lista de e-mails é possível uma aprendizagem significativa.
Abraços!
Valéria Cristina Coelho Machado

Carolina Freitas disse...

O uso da tecnologia deve ser de forma organizada e significativa. Quando pesquisamos, encontramos informações prontas. Precisamos ler para compreender. Por isso, nós professores, devemos direcionar a pesquisa e orientar os alunos quanto ao uso da tecnologia. O uso de emails e blogs, facilita a comunicação. Achei bastante interessante um artigo que eu li: "Como utilizar as tecnologias na escola"

Abração.

Carolina Luiz de Freitas

Denise disse...

Através de blogs, e-mails e orkut que vai facilitar a comunicação. O uso desses instrumentos deve ser de forma planejada e organizada.
Um abraço até as 13h!
Denise Rosa

Colégio Padre Mello disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Márcia Paulista disse...

A abordagem de conteúdos feita através de blogs e webquests, principalmente, tem surtido efeitos positivos no que diz respeito à motivação que os alunos necessitam para absorver conteúdos ministrados em sala de aula, de forma prazerosa e participativa.

Mery disse...

Com o computador em sala de aula muitos recursos podem ser explorados: Blog, diário eletrônico, chat, e-mail, fórum, msn como meio de intercâmbio com estudantes de outras escolas, etc. Todo esse conjunto irá oferecer ao aluno um ambiente agradável e propício à aprendizagem, onde a descoberta se faz a cada momento.

Fernanda Tardin disse...

As possibilidades para se trabalhar são inúmeras, como as colegas já citaram anteriormente.
Redes Sociais, Blogs, Webquest, Sites para estudar e pesquisar, aulas utilizando data-show e computador para iniciar, aprofundar ou avaliar um conteúdo estudado, Programas como Editor de texto, apresentação e planilhas, para assistir vídeos, e muitas outras possibilidades.
Em minha opinião o que mais irá influenciar no resultado dessa utilização é o "metodológico", a postura do professor frente às tecnologias, pois não adianta usar por usar, tem que fazer com seriedade e responsabilidade, saber porque , como e com qual finalidade está utilizando-as.

“Usar a Tecnologia na Educação é de fundamental importância, porém esse uso dever ser ponderado, analisado, compreendido, crítico e criativo...”
José Luis Almeida Machado.

Bjs...
Fernanda Tardin

Janimar Dutra disse...

É possível usar a tecnologia em sala de aula,através dos sites de pesquisa, de relacionamento como: blogs, twitter, facebook, e-mails, etc.
Estes recursos tecnológicos sendo bem direcionado contribuem de forma significativa com processo ensino-aprendizagem.
Um abraço,
Janimar

Valeria disse...

“O educador autêntico é humilde e confiante. Mostra o que sabe e, ao mesmo tempo está atento ao que não sabe, ao novo. Mostra para o aluno a complexidade do aprender, a sua ignorância, suas dificuldades. Ensina, aprendendo a relativizar, a valorizar a diferença, a aceitar o provisório. Aprender é passar da incerteza a uma certeza provisória que dá lugar a novas descobertas e a novas sínteses.”
José Manuel Moran

Alba Livia Travassos do Carmo disse...

Por ser relativamente nova, a relação entre a tecnologia e a escola ainda é bastante confusa e conflituosa. É preciso usar o bom senso para praticar a tecnologia e também para utilizar esses novos recursos vigentes ou vindouros, porque só se deve levar a tecnologia para a classe se ela estiver a serviço dos conteúdos. Isso exclui, por exemplo, as apresentações em Power Point que apenas tornam as aulas mais divertidas (ou não!); os jogos de computador que só entretêm as crianças; os vídeos que simplesmente cobrem buracos de um planejamento malfeito ou em desacordo com o assunto que está sendo trabalhado; etc. Essas ferramentas devem colaborar para trabalhar conteúdos, sem que se faça do seu uso uma rotina.

Alba Livia Travassos do Carmo

Unknown disse...

A informática amplia o nosso conhecimento através sites de pesquisa, possibilita o encontro entre as pessoas, pois elas se comunicam por e-mail,chats, MSN e outros. A disseminação dessas tecnologias contribuíram com a mudança na forma de vermos o mundo, de nos relacionarmos, adquirir o nosso conhecimento, tornando-se um elemento essencial no nosso cotidiano. por isso continue navegando, investigando e descobrindo coisas maravilhosas.Um abraço. Marilia.

luoliveira disse...

Hoje em dia estamos cercados por todos os lados de tecnologias, com as mais variadas utilidades. A tecnologia como a dos computadores através da Internet facilita a comunicação entre países, líderes governamentais, empresários, educadores, alunos, etc. Serve também como instrumento de pesquisa utilizando vários sites, links e outras ferramentas tecnológicas.
Faz o mundo ficar pequeno com a informação chegando em tempo real. Esaas tecnologias são maravilhas do mundo moderno que nos ajudam a viver melhor, com mais facilidade e leveza no mundo. Abraço. Áurea Lucia.

rocha disse...

Através da rede mundial (www) pesquisando todo e qualquer tipo de assunto em diversas modalidades ( textual, figura, fotografia, imagem, projetos, plano de aula, apresentações, documentário, som, rádio, publicações, revista digital, artigos e outros).
Regina Coele

Unknown disse...

Hoje, com o mundo globalizado o uso das mídias na educação e, sobretudo, o uso do computador, no preparo dos professores e, principalmente, nas pesquisas, comprovam que os resultados obtidos em sala de aula com estas tecnologias são mais eficazes.
A tecnologia ajuda a formação e a criatividade das crianças, ajudando a adquirir conhecimentos, ou seja, trazem novas formas de ler, de escrever, e portanto, de agir e de pensar. O uso do computador na sala de aula, não apenas ajuda a aprender, mas cria novas formas de aprendizagem.
O segredo do sucesso no uso do computador, depende do equilíbrio e do bom senso do educador. O computador pode ajudar a compartilhar informações, experiências, sanar dúvidas e trocas pessoais.
Atualmente, existem diversos sites que possibilitam o professor e os alunos a desenvolverem constantes trocas de experiências e construção do conhecimento de ambos.

Maristela Ney – turma Intel 2010

JOSI disse...

Os recursos tecnológicos são armas fundamentais para tornar as aulas mais instigantes e apreciadas. O uso das tecnologias em educação potencia a aprendizagem, facilita determinadas atividades, a compreensão de conteúdos, a concretização de objetivos, estimula os alunos, fomenta a autonomia e criatividade. No entanto, se as tecnologias forem usadas para fazer igual àquilo que se faz sem elas, sem uma planificação, avaliação, reflexão ação adequadas, o seu uso poderá tornar-se uma desvantagem, inibir a aprendizagem. Se um professor não usufruir das potencialidades das tecnologias de acordo com os objetivos educativos de uma atividade, de uma aula, de acordo com o contexto de utilização, os destinatários, e o conteúdo que pretende ensinar, ou seja, se não articular as potencialidades das tecnologias, adequando-as à situação pedagógica, a aprendizagem não será promovida.
Abraços!!!
Josilane da Silva Pinto

Maria Helia disse...

O computador se tornou instrumento de grande importância no ensino aprendizagem, abrindo novas maneiras de ensinar com mais agilidade, permitindo respostas imediatas, despertando o interesse por meio da qual o aluno idealiza e desenvolve um conhecimento, seja reproduzindo um saber ou construindo uma aprendizagem,utilizando e-mail,blogs, sites e etc .

Maria Helia

Unknown disse...

A Educação trabalhada com a tecnologia é tud que sonhamos há muito tempo, blogs web quests, chats e tudo mais que possa enriquecer uma aula, mas quela seja feita de forma sensata, sem ser apenas com o intuito de "usar simplesmente a tecnolgia" É preciso que se use com sabedoria, objetivo e que realmente seja para melhoria da qualidade de ensino.
Não basta ter e não saber usar, ou ter e usar dequalquer jeito.
Ana Cristina

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcia disse...

O uso da tecnologia na educação facilita o desenvolvimento do ensino-aprendizagem.Através dela é possível compartilhar informações,experiências, dúvidas. E essa interatividade torna a aprendizagem mais prazerosa.
Marcia L. Brambila