sábado, 21 de fevereiro de 2009

PLANEJAMENTO

A ação não manda, faz; a omissão, porém, deixa até de mandar para não ter o que fazer-Fernando edson Tavares.

Planejar é o segredo

Em se tratando do projeto escolar, o improviso deve ser deixado de lado. A organização prévia de todo o processo evita surpresas e aumenta as chances de realizar mudanças e aperfeiçoar o ensino em sua escola
Planejar suas ações simplifica o desenvolvimento das atividades na escola durante o ano letivoCom o início do ano letivo é chegada a hora de reunir a coordenação e os professores para pensarem no projeto escolar. A partir das diretrizes curriculares, além do aperfeiçoamento nos planos dos cursos e das aulas, é necessário organizar a sala de informática e planejar as atividades com o uso da internet, uma vez que, quando esta permeia as ações curriculares, contribui para melhorar os processos de ensino e aprendizagem, ampliando o acesso à informação, à participação e à comunicação.
O EducaRede dispõe de farto material de apoio ao trabalho do educador, desde textos sobre o planejamento escolar até o uso da internet pelos professores e alunos. Também selecionamos alguns exemplos de sucesso no uso das TICs. Confira e discuta o tema no Fórum.
O Assunto é...
Planejamento
O material aborda as vantagens do planejamento escolar, ações para serem colocadas em prática na escola e dentro de sala de aula. Há ainda textos e outros materiais de referência, além de atividades para serem desenvolvidas com alunos dos Ensinos Fundamental I, do Fundamental II e do Médio.
Ensinar com Internet
Planejar: transformar idéias em realidade
Reuniões de planejamento pedagógico são rotina para educadores no início do ano, mas como fazer para aproveitar ao máximo esses encontros?

Planejar faz a diferença
O planejamento de ensino, baseado no projeto da escola, é um orientador do trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula. Assim como nas demais áreas, as ações do Professor do Laboratório de Informática Educativa (POIE) também devem ser planejadas, estabelecendo–se objetivos, prazos, etapas, coerência entre as atividades e as aprendizagens.

Como planejar atividades a partir de prioridades
Veja como planejar o uso da internet na escola. É importante estabelecer objetivos, verificar os recursos e equipamentos disponíveis, e utilizar a metodologia adequada.
Educadores e sala de informática: por onde começar?
Conhecer os hábitos e as dificuldades dos professores no uso da informática pode ser o primeiro passo para auxiliá-los nas atividades com seus alunos. A partir de um diagnóstico inicial é possível criar estratégias de trabalho com os educadores.
Utilizando a sala de informática
Qual a melhor maneira de agrupar os alunos para trabalhar no computador? Que tipo de atividade é interessante desenvolver? Essas e outras questões são bastante recorrentes na hora de organizar esse espaço.
Laboratório de informática como ambiente de aprendizagem
O papel do professor como mediador é fundamental para que o laboratório de informática da escola realmente seja utilizado como um ambiente de aprendizagem.
Ferramentas na web para professoresOs sites Microsoft Office Online e Info Download disponibilizam uma série de formulários e planilhas úteis para o dia-a-dia de professores em sala de aula. A equipe do Portal EducaRede filtrou algumas dessas opções para você, além de gravar um podcast sobre o assunto. Ouça à gravação, confira os links e pesquise entre as inúmeras possibilidades disponíveis na web.
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=771
Fonte: